quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Pe. Teodoro Tavares novo Bispo auxiliar de belém

O dia de ontem (16) reservou um momento especial para a igreja católica no Pará. O arcebispo metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira, anunciou o nome do novo bispo auxiliar da arquidiocese. O escolhido foi o reverendo padre Teodoro Mendes Tavares, que atualmente exerce seu ministério nos Estados Unidos.

O bispo será ordenado no dia 8 de maio e a cerimônia de posse, em Belém, será no dia de Corpus Christi, 23 de junho. O padre Teodoro tem 47 anos, é africano - nasceu na Ilha de Santiago, em Cabo Verde. Em 1995, iniciou uma atividade missionária na prelazia de Tefé, na Amazônia, onde ficou por 15 anos. “Temos certeza que o nome escolhido foi o mais acertado para atuar em nossa região. Ele tem um currículo invejável e com certeza trará benefícios para nossa arquidiocese”, disse o arcebispo.

O pedido para que a Arquidiocese Metropolitana de Belém recebesse um bispo auxiliar partiu do próprio arcebispo. “Em julho do ano passado eu pedi para o Papa Bento XVI que ordenasse um bispo para me ajudar nas atividades da igreja. Quatro meses depois, o papa respondeu dizendo que já tinha alguns nomes. Em janeiro deste ano recebi o comunicado de que seria o padre Teodoro”, contou Dom Alberto. Ele disse ainda que as atribuições de um bispo auxiliar são as mesmas de um bispo. “Ele irá me ajudar no planejamento, na organização da arquidiocese. Será um trabalho feito em conjunto”, ressaltou.

Uma das primeiras tarefas do bispo auxiliar já está definida. É ele quem vai organizar o Encontro de Formação Teológica que acontecerá ainda no primeiro semestre deste ano, em Belém. “Ainda não o conheço pessoalmente, mas pelo contato que tivemos por telefone e pela experiência missionária que ele tem, tenho certeza que a chegada dele em nossa arquidiocese será enriquecedora”, finalizou o arcebispo.

Nome agradou a religiosos

O anúncio do novo arcebispo auxiliar foi bem recebido na arquidiocese e entre o clero na capital. Os religiosos ouvidos pelo DIÁRIO ressaltaram a jovialidade e o preparo eclesiástico de Teodoro Mendes Tavares, além do fato dele já ter conhecimento da região amazônica e da nossa realidade social.

O padre Raimundo Possidônio, vigário-geral pastoral da Arquidiocese de Belém, disse que não conhece o novo auxiliar pessoalmente, mas que “salta aos olhos a juventude e a boa formação acadêmica” do novo bispo auxiliar. “Soube que o escolhido possui vários títulos acadêmicos e uma vasta experiência pastoral, pois trabalhou por 17 anos no Estado vizinho do Amazonas. Com certeza não cairá de para-quedas aqui, pois já conhece a nossa realidade”, destaca.

Por essa vivência, Possidônio acredita que o novo auxiliar realizará um trabalho “pé no chão”. “A adaptação será bem mais rápida, sem falar que soube que o auxiliar possui raízes portuguesas e africanas. Com certeza virá somar muito”, acredita.

Padre Ronaldo Menezes, pároco da igreja da Trindade, ressaltou que o clero viu com muita satisfação a escolha. “O novo bispo auxiliar tem uma rica experiência acadêmica e pastoral. É muito capacitado intelectualmente. Terá muito a contribuir para a nossa arquidiocese”.

Padre Ronaldo lembra que o arcebispo Taveira é uma pessoa bastante ocupada e que viaja muito. “Nesse sentido, o novo bispo auxiliar será um importante instrumento e um braço do arcebispo na pastoral”. Os dois religiosos estão em Benevides, em retiro na Casa de Encontros Miriápolis. Retornam a Belém amanhã.



Nenhum comentário: