segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Círio 2010

O Círio é um dos eventos do mundo que mistura duas ciências: a exata e a humana. Falar da procissão e não falar de números é tarefa quase divina. A quantidade de romeiros bateu todos os recordes. Assim como a rapidez com que o caminho secular da procissão foi percorrido. Foram cerca de 2 milhões e 200 mil romeiros seguindo a berlinda com a Imagem de Nossa Senhora de Nazaré só na grande procissão deste domingo (10). Os dados do Dieese no Pará (Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Sócio e conômicos)
A tradicional chuva belenense hoje foi de papéis picados. As homenagens durante o percurso coloriram as ruas da capital. A apresentação musical do padre Fábio de Melo, em frente ao Banco da Amazônia encantou romeiros e convidou todos a louvarem Maria através do canto.Uma das mais esperadas homenagens do Círio é a queima de fogos realizada pelo Sindicato dos Estivadores do Pará. Nem a apreensão de fogos de artifício na noite da Trasladação embaçou esta manhã. Foram mais de duas mil pistolas de fogos de artifício para saudar a Rainha da Amazônia.As saudações à Virgem continuaram por toda a extensão da avenida Nazaré até a entrada da Imagem Peregrina na Praça Santuário, às 11h54, seis minutos antes do horário previsto pela Diretoria da Festa. Lá será a morada da Padroeira dos Paraenses pelos próximos 15 dias.Após cinco horas e 30 minutos de orações e agradecimentos, mais um Círio chega ao fim com a certeza de fé, amor e devoção à Maria renovados. Para os romeiros, fica a expectativa para a próxima homenagem à Nossa Senhora de Nazaré.
A festa foi perfeita tal qual uma divindade. 'Está tudo maravilhoso, transcorreu muito bem, como o planejado. Estou muito feliz', comemorou o coordenador da Festa de Nazaré, César Neves. Outro que realizado é o Padre Ramos. 'Estávamos angustiados, todos querendo que este Círio fosse o mais perfeito possível para que pudéssemos mostrar ao nosso novo arcebispo o quanto a fé do paraense e essa procissão é maravilhosa', revelou.
( Fonte : O Liberal 1o/10/2010)

Nenhum comentário: