terça-feira, 22 de junho de 2010

DIÁLOGO E COMUNICAÇÃO NA FAMÍLIA


1.1. A importância da pessoa, seu fundamento comunicativo
1.1.1. “O homem é um ser social
Ao expressar essa palavra HOMEM, meu pensamento se dirige a toda pessoa humana na sua complexidade. O próprio ser humano já é, em certo modo, “necessidade”, “problema”, porque é inevitável manter contato com outros, deixando de ser um homem individual para ser um homem em constante diálogo com o mundo que o rodeia, ou seja, se torna um ser do mundo. Mas, para chegar a reconocer-se como um ser em comunhão com outras pessoas que vivem ou convivem ao seu lado, é fundamental um processo de abertura e de comunicação, mas tudo no seu tempo. São muitas as pessoas distintas que na sua vida, suas dimensões pessoais, morais, éticas e religiosas, mas na realidades todas elas acabam entrando numa sintonia.

O encontro com o otro constitue um dinamismo concreto que abre o homem ao conhecimento das suas capacidades e debilidades.

Um ser social vive integrado no seu meio, no seu hábitat, na sua história, e essa mesma história pode ser uma forma para abrir-se ou fechar-se ao outro, neste segundo ponto poderia causar uma deformação do seu próprio ser, que é um “ser para”.

O enfoque atual está fortemente caracterizado polo simples fato de que o hombre é visto antes de mais nada em relação com o mundo material. Além disso o homem é interpretado ampliamente como um indivíduo solitário, fechado em si mesmo e afastado dos demais. Não quer dizer que se está negando uma coexitência com o resto das pessoas, mas por outro lado não se está valorizando e nem dando a devida importância para uma compreensão do mistério de homem como ser que, por sua natureza, é para estar sempre em contato, em diálogo, em comunicação, em abertura com os demais homens.
Pe. Lucimar, sf

Nenhum comentário: