quarta-feira, 24 de março de 2010

D. Taveira chega a Belém

Já está tudo pronto para a chegada de Dom Alberto Taveira Corrêa, o novo arcebispo metropolitano de Belém. A programação começa logo após o desembarque no aeroporto, previsto para as 11h de amanhã, quando será recepcionado pelo clero, fiéis e autoridades. “Já estamos nos preparando para este momento há bastante tempo, portanto estamos prontos para acolhê-lo e com o anseio de que faça um bom trabalho”, adianta o administrador arquidiocesano, padre Raimundo Possidônio.
Depois da recepção, Dom Taveira será conduzido em carreata até a Praça São Cristóvão, no cruzamento das avenidas Almirante Barroso e Júlio Cezar. “O novo arcebispo terá uma agenda cheia logo de manhã, e às 20h fará uma sessão solene na Igreja de Santo Alexandre, no bairro da Cidade Velha, incluindo a presença do Núncio Apostólico (representante do Vaticano no Brasil), Dom Lorenzo Baldisseri”, diz Possidônio.
Em seguida haverá uma sessão cultural, com as apresentações dos corais da Catedral Metropolitana “Schola Cantorum”, do Conservatório Carlos Gomes e da Vale. No dia seguinte, às 19h30, acontece a posse canônica na Arquidiocese de Belém, onde Dom Taveira receberá o báculo pastoral (um cajado que representa, simbolicamente, a condução do rebanho) e a cátedra (a cadeira de onde o arcebispo exerce o pastoreio). Já às 20h, faz a primeira missa como arcebispo de Belém, com a participação de 150 pessoas do município de Palmas (TO), onde exercia a função anteriormente, em seguida será servido um jantar no Hangar para 600 convidados.
“Dom Taveira liga todos os dias para saber como vão as coisas aqui em Belém e se está tudo em ordem para o dia de sua posse e, além disso, já programou uma reunião no dia 26 com os consultores da Arquidiocese. No mais, já nos colocamos à disposição dele, com a certeza de que dará continuidade aos bons trabalhos que foram e estão sendo feitos, de acordo como achar melhor”.

DESAFIO
Na opinião do chanceler da Arquidiocese de Belém, padre Ronaldo, o novo arcebispo irá encontrar uma arquidiocese historicamente sólida, pastoralmente organizada e com uma estrutura de comunicação adequada. Porém, terá como maior desafio, conseguir superar os problemas financeiros da igreja. “A parte financeira sempre foi e sempre será uma preocupação para a nossa arquidiocese. Mesmo assim, ela sempre conseguiu se manter”. Padre Ronaldo disse ainda que outro grande obstáculo de Dom Taveira será conseguir evangelizar em áres de difícil acesso como nas periferias da cidade.
Para o cientista da religião, José Manzone a preocupação é outra. “Não basta apenas aumentar o número de catolicos. Temos que deixar bem claro que o papel da igreja também é de tentar resolver os problemas sociais. A igreja tem que ter impacto na sociedade e nós esperamos que o arcebispo saiba conduzir isso muito bem”. (Diário do Pará)

Nenhum comentário: