quinta-feira, 25 de junho de 2009

FOCO - Patrícia Oliveira

Trazendo à luz, através de sua arte, o diálogo entre a música e a paisagem natural e humana, a soprano brasileira radicada na Europa, Patrícia Oliveira, artista paraense, nascida em Belém do Para, com raízes fincadas em Alenquer, traduz a identidade cultural amazônida mesclada na arte Universal do seu canto. A trajetória de Patrícia é uma das resultantes de um processo de revitalização da música em Belém, que envolveu o crescimento das escolas de música, a criação da Orquestra Sinfônica do Estado, Festivais de Música e a retomada das temporadas líricas e dos Festivais de Opera, permitindo-a portanto, em 2002 interpretar Lady-in-Wainting em Macbeth , por ocasião da reinauguração do Theatro da Paz, regida por Patrick Scheller, e, em 2004, dirigida por Karl Martin, Micaela na Opera Carmem de Bizet.

Sua carreira artística atravessou as fronteiras da região e do país, onde através da bolsa cultural do Rotary Club Internacional, aperfeiçoou seus estudos em cultura e língua Italiana no Istituto Dante Alighieri, e na técnica italiana do canto Lirico,através da bolsa de estudos do Ministero Degli Affari Esteri , em Roma, experiência que a permitiu levar sua arte, seu canto, sua historia ao berço da musica Universal.

Patrícia Oliveira tem seu nome ligado, também, a uma das mais impressionantes manifestações religiosas do Brasil – o Círio de Nazaré. Além de participar, anualmente, cantando nas peregrinações e em vários momentos das monumentais romarias que compõem o Círio, desde o ano 2000, a cantora apresenta com grande sucesso o espetáculo “Um Canto para Maria”, que desde 2008 passou a ser realizado na Basílica de Nazaré, integrando a programação oficial da festa. Com a presença de vários convidados, o programa de 2009 traz uma mescla de música erudita com temas marianos, peças religiosas e populares, apresentando ainda trabalhos inéditos de autores locais. A voz lírica de Patrícia, devolvem à Basílica Santuário de Nazaré, sonoridades tradicionais, que nos últimos anos vêm desaparecendo da festa.

Cantando regularmente na Europa, e, em outubro, no Brasil, por ocasião do Círio de Nazaré, prossegue em suas atividades artísticas no Brasil e exterior.A frente de sua mais recente empreitada , Patricia Oliveira, registra em Outubro de 2009, concertos ao vivo, com roteiro musical que traz como tema o lirismo, a natureza, o misticismo, os folguedos da região, e o projeto de uma civilização cujo o modelo era a Europa, contendo portanto, exemplos do repertorio consagrado nas antigas estações líricas do Theatro da Paz, pelo aficcionado publico paraense do século XIX e XX.

Patricia se apresentará junto com o grupo 25 de junho na Igreja de Stº Alexandre

Nenhum comentário: